Projeto RAGIO
Atualizado em 11/09/2014
Motor
O motor utilizado neste projeto é elétrico, fabricado no Brasil, e tem potência nominal de 20 CV, ou 15 kW.
Pode causar estranheza utilizar um motor dessa potência, já que o original do veículo possui 800 cc, com potência de 36 cv a 5.500 rpm, e torque de 6,6 mkgf a 2.500 rpm
Ocorre que o rendimento do motor elétrico, e suas curvas de torque e potência, são muito mais favoráveis à utilização em veículos elétricos.
Outra característica avançada é que o motor escolhido é de corrente alternada.
Um motor trifásico, ao invés do motor de corrente contínua que ainda é utilizado na maioria das adaptações.
Sua grande vantagem é a robustez, visto que o rotor não é bobinado e não utiliza coletor ou escovas, o que também aumenta sua confiabilidade e durabilidade.Esse motor foi fabricado por encomenda, com características especiais como torque e potencia elevadas e poder trabalhar com freqüências superiores a 60 Hz.
Ele atinge 260 Hz. !
Outra característica é ter o eixo entalhado internamente, para aceitar a ponta do eixo piloto do cambio.
Foi instalado um sensor de temperatura de precisão, para maior segurança.
O sinal do sensor de temperatura é enviado ao Computador de Bordo, que se necessário aciona a Ventoinha auxiliar, que adicionamos ao motor.
O Projeto RAGIO oferece
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Internacional
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